Por que é importante estar com o licenciamento em dia?

A importância do IPVA e DPVAT são inegáveis para os proprietários de veículos no Brasil. Mas há uma terceira taxa a ser paga tão importante quanto: o Licenciamento. Igualmente anual como as citadas acima, é de suma importância para manter o carro, moto ou semelhante atualizado. Saiba como funciona a seguir. 

O que é um licenciamento de veículo?

Licenciamento é um procedimento de checagem para autorizar um veículo a andar nas ruas. Sem a devida autorização ele é considerado ilegal e não pode sair da garagem. 

Licenciar um veículo significa que ele está devidamente autorizado com as normas de segurança técnica para circular na rua. O procedimento para essa autorização ser dada acontece por meio de uma vistoria, conduzindo o carro, moto ou outro tipo de veículo até um dos locais autorizados pelo Detran. 

O Detran atrela três procedimentos em conjunto: licenciamento, vistoria e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). A vistoria verifica se o licenciamento é permitido e só então pode-se emitir o CRLV, de validade anual.

Mas a ordem começa um pouco antes. Deve-se pagar o IPVA, marcar a vistoria e depois ter a emissão da Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) autorizada. Na troca de posse de um veículo é preciso fazer a vistoria apenas se ela estiver em atraso.

Por que o licenciamento é importante?

Antes de pensar no procedimento em mais uma taxa a ser paga é preciso compreender um pouco mais sobre a sua importância. Há milhares de veículos nas ruas e cada dono possui a sua própria linha de pensamento sobre conservação de um veículo, seu bom estado e segurança. Nem todos seguem as normas e dirigem ou pilotam do mesmo jeito. 

O procedimento do licenciamento exige uma fiscalização por mecânicos devidamente certificados do Detran. Neste ponto eles verificam as boas condições do veículo de andar nas ruas com oferta de segurança para o condutor, seus passageiros e também os pedestres.

As normas técnicas verificadas na vistoria vão desde o bom estado o motor até a segurança padrão. Um carro sem cinto de segurança, por exemplo, não é considerado seguro e não pode circular nas ruas. A ideia é garantir que todos os envolvidos em um trânsito esteja dentro das normas e diminuir as chances de acidentes.

Como obter o licenciamento?

Para obter o licenciamento o primeiro passo é pagar a taxa do procedimento que vai de R$ 50 a R$ 100. Varia de estado para estado. 

Depois é necessário agendar a vistoria. No geral é cumprido o prazo de dia e hora marcado. O agendamento pode ser feito no site do Detran de sua cidade ou pessoalmente em um dos pontos de atendimento. 

Se na vistoria estiver tudo certo com o veículo será informado no sistema do Detran e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo pode ser emitido.

Todos os anos esse mesmo passo a passo deve ser repetido. Infelizmente nem todos os proprietários fazem e por isso sempre há um aumento do número de acidentes.