Como Fazer o Curso de Técnico em Mecânica Gratuitamente no SENAI?

Muita gente não sabe, mas o SENAI oferece todos os anos centenas de bolsas de estudos tanto integrais como parciais. Para concorrer a uma delas é muito fácil, você só precisa atender os requisitos obrigatórios e preencher o cadastro de inscrição.

A procura pelos cursos técnicos profissionalizantes ainda é bem grande entre os jovens que querem se especializar para entrar no mercado de trabalho.

Mas, nem sempre é possível estudar no Brasil. As mensalidades infelizmente são altíssimas em algumas instituições e o jovem acaba ficando sem esperanças. É nessa hora que entra o SENAI, oferecendo bolsas de estudos para quem precisa.

O curso de Técnico em Mecânica é oferecido gratuitamente através do seu programa de bolsas. O aluno contemplado não paga absolutamente nada para estudar. Sua única preocupação será a de aprender as lições ensinadas.

Detalhes do curso de Técnico em Mecânica

O curso de Técnico em Mecânica é oferecido pelo SENAI e a procura por vagas é bem grande.

O principal objetivo desse curso é formar profissionais habilitados para atuarem na produção mecânica, em todos os seus processos, desde a elaboração, até o planejamento e a coordenação de todos eles.

Outras funções importantes que esse profissional será capaz de exercer depois de formado é a de coordenar equipes de trabalho.

Como o SENAI possui diversas unidades, poderá haver algumas diferenças entre elas, mas nada muito grande.

Confira algumas dessas informações:

  • Duração do curso: 1500 horas;
  • Matérias que você vai aprender: Noções de administração de manutenção, processos de fabricação mecânica, medidas e representação gráfica, comunicação oral e escrita, controle e planejamento de produção, fundamentos de mecânica, técnicas para manutenção, fundamentos de automação, processos programáveis de usinagem, desenvolvimento de projetos mecânicos e administração de manutenção.

Como ingressar pelo SISUTEC

O SENAI é uma das instituições de ensino parceira do MEC ou Ministério da Educação e por isso oferece centenas de vagas totalmente gratuitas para a população que não pode pagar para estudar.

Os alunos que já concluíram o Ensino Médio podem fazer um dos cursos gratuitos oferecidos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico).

Para concorrer a essas vagas disponibilizadas gratuitamente, os alunos devem fazer o cadastro no Sisutec 2019 ou Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Essas vagas serão ocupadas primeiramente pelos estudantes que tenham terminado o Ensino Médio em escola pública ou instituição privada, desde que na condição de bolsista integral.

O primeiro passo para fazer a inscrição no SISUTEC é fazer o ENEM, pois só é possível concorrer a uma bolsa integral nesse programa se você tiver feito essas provas.

Em seguida você deve visitar o site oficial do programa e preencher corretamente o número de inscrição e a senha do ENEM.

Quais são os requisitos para participar do programa?

  • Ter obtido nota mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado na redação.

Se você for um dos escolhidos, será necessário comparecer até a unidade de ensino com todos os seus documentos pessoais para fazer a matrícula. Boa Sorte!