5 erros mais comuns em redações

As redações são uma parte essencial de diversos exames e por isso quem for participar de alguma seleção deve estar preparado para elas. Seja para uma entrevista de emprego, concurso púbico ou exames que proporcionam certificação, o poder da argumentação e da escrita é essencial para qualquer candidato.

Todos os anos, são cometidos muitos erros em redações, por isso, você deve estar atento para não acabar cometendo um deles. Confira no texto a seguir 5 erros mais comuns em redações e saiba com driblá-los:

A redação está presente em exames como o ENEM e o Encceja. Você sabia que é possível conseguir certificação do ensino fundamental e médio através da prova fechada e da redação do ENCCEJA 2019? Não deixe de se inscrever e conferir o local de prova Encceja.

Falta de coesão

A falta de coesão de acordo com as normas linguísticas é muito comum. É preciso que dentro do texto as informações tenha concordância verbal, nominal, de gênero e de número. Por exemplo, na frase ” as meninos foi junto”, a concordância não existe.

O uso dos porquês

Nem todo mundo sabe diferenciar o uso dos porquê asem frase, por isso, este é um erro muito comum para quem realiza provas de redação. Vale lembrar que “Porque” é utilizado para respostas e justificativas, o”Por que” é para realizar perguntas, “Por quê” é para perguntas sem complemento, vindo antes do ponto de exclamação, e o “Porquê” é para justificar o motivo de algo, o porquê de algo.

Fuga da proposta

Toda redação recebe um tema e uma proposta para sua elaboração. Para quem não pratica a leitura e a escrita, fazer uma redação coerente, coesa e fazendo jus ao tema fica muito difícil. É importante manter seu foco no que é requerido na proposta e não fugir para outros temas que não tem a ver com o principal.

Desrespeito aos Direitos Humanos

É difícil elaborar um texto sem se colocar nele e sem dar a sua opinião. Este tipo de coisa pode fazer com que a sua nota caia, principalmente se a sua opinião infringir os Direitos Humanos. Você deve ser imparcial na sua redação e defender o seu argumento de forma factual e racional.

Uso de gírias

Com tantas formas de estar conectado e com a constante adaptação à tecnologia, dividiu-se o português em tradicional e o da internet. Mas você não deve abreviar ou escrever gírias em sua redação. Lembre-se de fazer jus à normal culta!