10 Dicas para se prepara para a prova do ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova que avalia a educação básica brasileira e viabiliza meios para certificar os conteúdos adquiridos nas escolas e nos ambientes extraescolares.

O Encceja, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não é obrigatório, isto é, a participação é voluntária e gratuita. Esse Exame é proposto aos jovens e adultos que moram no Brasil e no exterior.

As pessoas privadas de liberdade (presos), que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada, também podem fazer a prova. Se você está pensando em fazer o Encceja 2018, que acontecerá em novembro, é bom ficar ligado nas 10 dicas que separamos para se preparar para a prova. Confira:

Foque nos estudos

A prova do Encceja não é tão fácil assim, por isso, é preciso que você se dedique aos conteúdos que caem no Exame para garantir um bom desempenho. Estude em um lugar confortável, silencioso e bem iluminado para garantir concentração no conteúdo.

Leia suas anotações

Fazer anotações com os conteúdos que cairão na prova é uma ótima dica para fixar os conteúdos. Depois de ler essas anotações você terá uma noção melhor de todas as informações que selecionou. Mas nem sempre somente as anotações são suficientes para o estudo. É importante ler tudo e revisar com as anotações.

Confira provas anteriores

É importante conhecer o estilo da prova antes de fazê-la. Você pode estudar as provas do Encceja dos anos anteriores, resolver as suas questões e depois revisa-las. Dessa forma além de estudar os conteúdos, você também já se prepara ao estilo do Exame.

Estude em grupo

Essa é uma maneira de variar a maneira de estudar e sair um pouco da sua rotina. Você pode estudar com seus amigos e sugerir que cada um leve um resumo dos conteúdos.

Respeite seus limites

Estudar muito não é sinônimo de virar a madrugada se dedicando aos conteúdos que vão cair na prova. Mais importante do que estudar é preservar sua saúde e respeitar os limites do seu corpo. Durma bem, beba bastante água e se alimente de forma saudável para garantir um melhor desempenho no dia do Exame.

Assista videoaulas

Muitas vezes você já está saturado de sentar na frente dos livros, ler e escrever. Existem outros meios de estudar, como assistir a videoaulas. Elas são ótimas opções para você variar as formas de estudo.

Intercale os assuntos

Estudar por muito tempo o mesmo assunto pode gerar dificuldades no aprendizado. Por isso é importante que você intercale as disciplinas e as formas de estudar.

Estude com antecedência

É preciso de tempo suficiente para estudar e revisar todos os conteúdos que irão cair na prova. Alguns conseguem estudar apenas meses antes do dia do Exame, outros precisam de mais tempo. Se você fará o Encceja 2019, é legal começar a ler os conteúdos de agora, sem pressa. Isso te ajuda a aprender o assunto, e não apenas decorar.

Revise o conteúdo

Alguns dias antes do Exame, é importante revisar os conteúdos programáticos. Vale ler as anotações que você fez durante os estudos.

Mantenha a calma

O dia da prova chegou e se você estudou, irá se sair bem, afinal, a prova nada mais é do que um exame para conferir se você realmente estudou. Por isso mantenha a calma, respire fundo e mostre que você se preparou para o Encceja.